Quem somos?

17 de outubro de 2007 Comente


"Nós, latino americanos, temos um Luís XIV acocorado no fundo da alma"
(Manual do perfeito idiota latino americano)

(Cholula - México)

A nossa História, essa que somos forçados a engolir durante os anos escolares, não é a nossa verdadeira História.
A nossa identidade, a nossa cultura e a nossa memória estão estabelecidas a partir de modelos "importados" e impostos pela Europa. Somos uma reprodução fiel daquele modelo, nossa História é narrada a partir da História do além-mar.
Lembro-me do dia em que cheguei à cidade mexicana de Cholula, uma cidade que foi, no período pré-colombiano, local de peregrinação e um importante centro comercial.
Ali visitei, com certa frustração e assombro, o Convento de San Gabriel, construção de 1529 que está sobre um templo asteca de em uma zona arqueológica importante do período da Mesoamérica.
Sob aquela pirâmide esconde-se o passado indígena e em seu cume repousa a prova de civilidade que um dia parece ter salvado aquela gente da selvageria e do caos.
Ainda que não tenhamos o México como destino, nosso projeto busca percorrer um caminho contrário e apresentar ao brasileiro uma América Latina que seja mais do que um lugar selvagem e exótico cuja História esteve em mãos européias.
Queremos poder contar-lhes que a nossa História começou a ser escrita muito antes e que nos lugares mais remotos deste continente ainda se guarda a nossa verdadeira História, pois essa gente não se cansa de escrevê-la e, se preciso, reescrevê-la.

Edu

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...