A proposta em detalhes

6 de outubro de 2007 1 Comentário

(Puente del Inca - Mendoza)

Este projeto surge do nosso interesse em aproximar culturalmente países sul-americanos e o Brasil, pois essa região ainda é, ao mesmo tempo, tão próxima e tão distante do Brasil. Queremos apresentar e discutir com vocês outras imagens sobre eles e sobre nós mesmos, a partir da nossa experiência e estudos em pequenas cidades da região.
Este projeto apresenta um novo olhar sobre a América do Sul. Queremos poder contar que essa parte sul do planeta não é apenas o lugar do carnaval e da violência, que aqui não somos apenas um povo exótico de hábitos indígenas.
A primeira etapa do projeto, que tem duração de 12 meses, será seguida pela edição de um livro onde relataremos a nossa experiência e mostraremos imagens feitas nas cidades pelas quais passaremos. Uma exposição dessas imagens também está programada para o lançamento do livro.
A terceira e última etapa (será realmente a última?) talvez seja a mais significante e desafiadora de todas: a divulgação em instituições públicas do Ensino Médio e Superior do que aprendemos e sentimos ao longo do trajeto.
Significante, pois a essa altura nossas almas já terão dado a missão por cumprida. Desafiadora pois teremos como público jovens que têm como referência internacional os E.U.A., e que pouco conhecem da América Latina. As informações, raras, que chegam via meios de comunicação são resultados de um imaginário que se tem dessa região, e que vêm carregadas de representações sociais dominantes que acabam afastando-os dos vizinhos sul-americanos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Eduardo e André!

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo projeto em questão,sobre o qual tive notícia através de um tópico aberto pelo Eduardo na comunidade "Vegetarianos", do orkut.
Certamente o trabalho de vocês me ajudará tanto como inspiração como,
principalmente, incentivo para a busca da realização de um dos meus
maiores sonhos: conhecer a América Latina como um todo.

Resolvi deixar um comentário neste post por nele ser abordada uma
questão que julgo merecedora de maior debate, maior reflexão e maior
divulgação entre nós: o completo desconhecimento dos jovens
brasileiros em relação aos países (culturas) vizinhos ao Brasil. Apóio e me interesso pelo projeto de vocês, também, por este se dispôr a árdua e tão necessária tarefa (ao meu ver) de levar a América Latina
ao conhecimento dos jovens daqui.

Aproveito para deixar alguns links que talvez sejam de interesse de vocês:

Vou continuar acompanhando o blog e comentando os posts.

Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...