O roteiro

13 de outubro de 2007 2 Comentários

O roteiro de uma viagem é feito para ser desfeito mais adiante, é um imprevisto previsto com certa antecedência.
Nosso projeto está proposto a partir de um roteiro-tronco que nos orientará em terras sul-americanas. O verbo "prever", do latim praevidèo ("ver antes") será solidário, na medida do possível, com o "improviso", palavra também de origem latina (improvísus, inesperado, repentino).
Pedimos desculpas antecipadas aos nossos leitores-testemunhas se, em algum momento, frustrarmos as suas expectativas, mas a improvisação será fundamental para o enriquecimento do nosso produto final.
Hoje divulgaremos, em primeira mão, o nosso roteiro "sobre eles e sobre nós". O que se verá abaixo é, obviamente, um brevíssimo resumo dos lugares que nos hospedarão durante 12 meses:
  • Nossa primeira parada será na região das Missões Jesuíticas, onde consideramos ser o início da identidade dos habitantes de regiões como o sul brasileiro, e partes da Argentina e do Paraguai;
  • Dali, e já em território hispânico, começamos nosso (re)descobrimento de terras distantes, e ao mesmo tempo tão próximas a nós. Cidades "desconhecidas" como Rocha, Valizas e Cabo Polônio abrem nosso roteiro pelo Uruguai;
  • Partimos então para a Argentina, via Colônia (no Uruguai) em direção à Patagônia Atlântica para, mais adiante, alcançarmos a Patagônia Andina;
  • E será ali onde daremos a volta no fim do mundo para voltarmos ao mundo, agora em terras chilenas. A "carretera austral" será nossa via de acesso para chegarmos à região dos Lagos.
  • Alguns dias mais tarde, e na hora marcada, deveremos estar em Santiago, pois os moais de Páscoa são precisos. Na volta, daremos uma escapada à região de Mendoza (outra vez em terras argentinas) para revermos alguns amigos em Puente del Inca.
  • Mas não podemos perder o norte, por isso seguiremos pelo Chile até o desértico Atacama, via de acesso a outra região desértica, mas agora em terras bolivianas, o Salar do Uyuni.
  • Pela Bolívia, chegamos ao Peru e a civilizações importantes como as de Nazca e Cuzco.
  • Outra vez o norte será o nosso destino, pois ali encontraremos impressionantes cidades equatorianas como Puerto López, Otavalo, Guayaquil e a Ilha de Galápagos.
  • Nosso destino seguinte será a Colômbia, país cuja capital Bogotá será nossa primeira parada. A essa altura, e alguns meses depois, nosso diário de bordo já estará marcado pelos contrastes geográficos e históricos, de modo que não poderíamos deixar de conhecer o Caribe colombiano;
  • De volta à capital, tomaremos um avião até a capital do país vizinho, a Venezuela. Em Caracas iniciamos nosso roteiro pela savana até chegarmos a Canaima.
  • Nosso destino seguinte será Santa Elena de Uiarén, cidade de onde já começaremos a sentir cheiro de terras brasileiras.
  • Algumas horas depois estaremos em Boa Vista, onde termina o nosso projeto (termina???)
  • 365 dias depois estaremos dentro de um avião com destino a São Paulo, cansados, cheios de histórias e totalmente renovados.

Edu e André

2 comentários:

Bruno e May Ferreira disse...

Opa!
Interessante o projeto de vcs... quem me dera poder passar 1 ano com um trabalho desses! =)
Só uma perguntinha... Já existe uma data para o começo da aventura?
Bem estarei acompanhando vcs aqui pelo blog... =)
Abrazos y suerte!
Mayara

Anônimo disse...

Valeu pela força!!!
Estamos esperando a aprovação do MINC para liberação do orçamento. Nossa agenda está para abril de 2008, mas tudo vai depender da captação de recursos.
Abraços,
Edu

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...