O projeto

26 de julho de 2009 1 Comentário

A história dessa viagem pela América do Sul se parece à geografia da Patagônia. É mutante, insistente e sempre retorna, renovada, ao seu estado inicial.
O sonho de rodar, por terra, o continente sul americano começou quando os sonhos de adolescente ainda eram idéias ingênuas e idealizadas.
Mas os jovens se tornaram adultos e os sonhos insistiam em se repetir. Já não eram idealizações, eram necessidades.
Em 2007, a idéia virou palavra, foi parar em órgão públicos como projeto cultural, ganhou aprovações burocráticas, mas ainda não estava maduro para dar seus passos seguintes. Foram necessárias algumas novas experiências para que ele voltasse, fortalecido, a querer deixar de ser projeto e virar uma longa viagem.
E no dia 28 de janeiro de 2009, de malas nas costas e a cabeça cheia de dúvidas, deixamos São Paulo com direção ao Paraguai, nosso primeiro destino.



Este projeto surge do nosso interesse em aproximar culturalmente países sul-americanos e o Brasil através do registro de diferentes organizações sociais, costumes, manifestações culturais e a relação dessa gente com o meio ambiente presentes nos países vizinhos, pois essa região ainda é, ao mesmo tempo, tão próxima e tão distante do Brasil.


A História nos mostra que o nosso país esteve, e ainda parece estar, “de costas” para seus vizinhos latinos, uma vez que as afinidades e os interesses comuns estiveram orientados à Europa e aos Estados Unidos. Conseqüentemente, o imaginário que se tem dessa região vem carregado de representações sociais dominantes que acabam nos afastando dos vizinhos sul-americanos.

Queremos presentar e discutir com vocês outras imagens sobre eles e sobre nós mesmos.

Nosso projeto apresenta um novo olhar sobre a América do Sul. Queremos poder contar que essa parte sul do planeta não é apenas o lugar do carnaval e da violência, que aqui não há apenas belas praias e estações de esqui destinadas a poucos, que aqui não somos apenas um povo exótico de hábitos indígenas.

1 comentários:

Belucha disse...

Te achei, Edu!! Parabéns pelo blog. Tá lindo. Vou continuar explorando.
bjão,
Bel

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...