Senhor de Sipán

7 de julho de 2009 Comente

Saímos da barulhenta Trujillo em busca de tranquilidade em alguma cidade menor e acabamos desembarcando em um lugar ainda mais caótico: Chiclayo.
Mas nesses cinco meses de viagem desenvolvemos a profunda técnica da relativização e focamos nossa atenção e energia para a visita seguinte: o complexo arqueológico dedicado a Sipán, senhor máximo dos mochicas, civilização do norte peruano entre os séculos I e VI d.C.



Começamos a visita pelo Complejo Arqueológico de Huaca Rajada, local onde se descobriu, em 1987, a impressionante tumba com os restos intactos de Sipán. Ali, esse importante senhor foi encontrado enterrado com um guerreiro , um sacerdote, duas mulheres, uma criança, animais como cachorro e lhama, e um guardião. Era uma completa travessia ao mundo espiritual, acompanhada também de jóias.


Ossada de guerreiro acompanhada de algumas oferendas.

O local impressiona pela conservação do material e pelos detalhes artísticos das obras encontradas. Mas ao terminar a visita, nos demos conta que não havíamos visto o maior atrativo da região: os famosos restos mortais de Sipán e descobrimos que havíamos ido ao lugar errado. O grande senhor mochica encontrava-se do outro lado da cidade.

E atravessamos Chiclayo para ver, com nossos próprios olhos, o que fora aquela importante sociedade. Porém, aquelas impressionantes imagens devem ficar apenas na memória.
Chegamos no local em um domingo, o que nos impossibilitou entrar ao museu como imprensa. Não é permitido tirar fotos no interior no Museu Tumbas Reales de Sipán.
Vamos ficar devendo essa!

Complejo Arqueológico de Huaca Rajada (Señor de Sipán)
entrada: $ 6
A 35 km a sudeste de Chiclayo.
Visitas de segunda a domingo das 9h às 17h.

Museo Nacional Tumbas Reales de Sipán
entrada $ 10
Tel: (074) 283-977 / 283-978
De terça a domingo das 9h às 17h.
www.tumbasreales.org
E lembrem-se: Não é permitido tirar fotografias no interior do museu. Mas eu juro que estivemos ali.

Acesse sempre: www.sobreelesenos.blogspot.com 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...