Só Deus sabe
28 de outubro de 2007 Marcadores: CinemaVocê já viajou hoje?
24 de outubro de 2007 Marcadores: Brasil"Esteja no mundo como se você fosse um desconhecido ou um viajante."
Ouçam "The Travelers" do Atman (http://mpbaby.com/mcd/conteudo/artdeta.php?cod_art=4)
"Las vidas posibles"
21 de outubro de 2007 Marcadores: CinemaQuem somos?
17 de outubro de 2007 Marcadores: México(Cholula - México)
Edu
Leia Mais…
O tempo
16 de outubro de 2007 Marcadores: BrasilQuantas vezes já não dissemos "Como o tempo está passando rápido!", "Nossa, esse mês parece que voou".
A gente parece que se acostuma com a rotina e não percebe as coisas que acontecem todos os dias. Mas quando você sai da sua rotina o tempo parece não passar. E por acaso existe melhor jeito de mudar essa nossa relação como o tempo do que viajando?
Fico pensando em quantas coisas vamos ver e aprender nesse projeto e tenho a impressão de que esses 12 meses vão demorar 5 anos para terminar.
Essa nossa viagem no final do ano, pelo menos para mim, vai ser uma grande preparação para o projeto. Vai ser a minha viagem mais longa.
Não vejo a hora de embarcar para o Uruguai para poder começar a sentir o gostinho do projeto.
André
Leia Mais…
Patagônia (fim do ano)
14 de outubro de 2007 Marcadores: Projeto
O sucesso ou o fracasso de uma viagem dependem de um bom planejamento anterior à saída. E é justamente isso que estamos fazendo há alguns meses para a nossa próxima viagem (na verdade é o nosso ensaio até que o projeto não se concretize).
Hoje, finalmente, conseguimos fechar o nosso roteiro de 30 dias para o fim do ano.
Conseguimos estabelecer um roteiro a partir de três lugares muito especiais:
Cabo Polônio: uma cidade singular a 300 Km de Montevidéu (Uruguai) onde 40 famílias vivem ao redor de um farol e dividem espaço com uma das maiores colônias de lobos marinhos do mundo;
Península Valdés: cidade argentina a 1.400 km ao sul de Buenos Aires localizada na Patagônia Atlântica. Nossa cidade de apoio será Puerto Pirámide, e será dali onde saíremos para lugares como Salinas Grandes, Punta Delgada e Caleta Valdés.
Puerto Deseado: Mais ao sul, ainda na Patagônia Atlântica, e longas horas de solitária e reflexiva viagem pelas carreteras da região, esse será outro destino especial. Dali partiremos a lugares ainda mais distantes como a pequena Fitz Roy e o Bosque Petrificado.
Excluir destinos tão especiais na América do Sul não foi uma tarefa fácil, mas foram essas paragens que escolhemos como cenário para as sensações e histórias que queremos contar.
Edu
O roteiro
13 de outubro de 2007 Marcadores: Projeto- Nossa primeira parada será na região das Missões Jesuíticas, onde consideramos ser o início da identidade dos habitantes de regiões como o sul brasileiro, e partes da Argentina e do Paraguai;
- Dali, e já em território hispânico, começamos nosso (re)descobrimento de terras distantes, e ao mesmo tempo tão próximas a nós. Cidades "desconhecidas" como Rocha, Valizas e Cabo Polônio abrem nosso roteiro pelo Uruguai;
- Partimos então para a Argentina, via Colônia (no Uruguai) em direção à Patagônia Atlântica para, mais adiante, alcançarmos a Patagônia Andina;
- E será ali onde daremos a volta no fim do mundo para voltarmos ao mundo, agora em terras chilenas. A "carretera austral" será nossa via de acesso para chegarmos à região dos Lagos.
- Alguns dias mais tarde, e na hora marcada, deveremos estar em Santiago, pois os moais de Páscoa são precisos. Na volta, daremos uma escapada à região de Mendoza (outra vez em terras argentinas) para revermos alguns amigos em Puente del Inca.
- Mas não podemos perder o norte, por isso seguiremos pelo Chile até o desértico Atacama, via de acesso a outra região desértica, mas agora em terras bolivianas, o Salar do Uyuni.
- Pela Bolívia, chegamos ao Peru e a civilizações importantes como as de Nazca e Cuzco.
- Outra vez o norte será o nosso destino, pois ali encontraremos impressionantes cidades equatorianas como Puerto López, Otavalo, Guayaquil e a Ilha de Galápagos.
- Nosso destino seguinte será a Colômbia, país cuja capital Bogotá será nossa primeira parada. A essa altura, e alguns meses depois, nosso diário de bordo já estará marcado pelos contrastes geográficos e históricos, de modo que não poderíamos deixar de conhecer o Caribe colombiano;
- De volta à capital, tomaremos um avião até a capital do país vizinho, a Venezuela. Em Caracas iniciamos nosso roteiro pela savana até chegarmos a Canaima.
- Nosso destino seguinte será Santa Elena de Uiarén, cidade de onde já começaremos a sentir cheiro de terras brasileiras.
- Algumas horas depois estaremos em Boa Vista, onde termina o nosso projeto (termina???)
- 365 dias depois estaremos dentro de um avião com destino a São Paulo, cansados, cheios de histórias e totalmente renovados.
Edu e André
Leia Mais…Miedo
10 de outubro de 2007 Marcadores: BrasilPor que viajar?
9 de outubro de 2007 Marcadores: Brasil(Santo Agostinho)
Há aqueles que vão a outras paragens para rever a família e voltar às origens, mas há também os que vão em busca de origens. Nesse grupo, podemos incluir também os que saem de casa para visitar amigos, fazer amigos (e desfazê-los mais tarde).
Diários de Motocicleta
8 de outubro de 2007 Marcadores: Cinema"Nasci na Argentina; não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino
, se não se ofenderem os ilustríssimos latino-americanos, me sinto tão patriota da América-Latina, de qualquer país da América-Latina, como qualquer outro e, no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar minha vida pela libertação de qualquer um dos países latino-americanos, sem pedir nada a ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém..."Ernesto Guevara 11/12/64
Hoje comemoram-se os 40 anos da morte de "Che Guevara". Ele que não é apenas uma foto numa camiseta, que algumas pessoas usam sem conhecer direito os motivos que o levou à luta. Che tinha o sonho de ver a América Latina livre da opressão e unificada. Esse nosso projeto tem muito em comum com a viagem feita por Che pela América Latina retratada no filme Diários de Motocicletas, mesmo tendo um roteiro diferente do dele. No fundo almejamos a mesma coisa. Buscamos conhecer além das belas paisagem dessa parte do continente, queremos aprender com esse povo.
André
Árido Movie
7 de outubro de 2007 Marcadores: CinemaA proposta em detalhes
6 de outubro de 2007 Marcadores: Projeto"Didgeridoo" na cidade do Uyuni
5 de outubro de 2007 Marcadores: Bolívia
"Quando o ego desaparece, você se torna simplesmente um bambu oco, um instrumento de sopro nos lábios de Deus." (Osho, Come, Come, Yet Again Come)Uma viagem pela América Latina hispânica é capaz de potencializar alguns sentidos no ser humano. A minha por terras incas foi acompanhada, sobretudo, por diversos sons e imagens durante 25 dias nos desertos boliviano, chileno e peruano.
A natureza esconde "instrumentos" sagrados de elevação espiritual como a água, a terra, o fogo e o ar. Dali saem sons que tocam fundo na alma e nos transportam.
Uma de minhas experiências de contato com esses sons foi o “didgeridoo” que o Fred e eu carregamos em nosso roteiro de 2005. Esse instrumento musical ancestral de origem australiana foi a nossa trilha sonora nas horas mais difíceis e solitárias do roteiro. Quando estávamos nos lugares mais longínquos, nosso diálogo com Eles vinham da extremidade desse tubo oco.
Esse instrumento era capaz também de atrair pessoas ao longo da nossa viagem, como se pode ver na foto acima, quando chegávamos à cidade do Uyuni, na Bolívia.
Para conhecer mais, e ouvir alguns sons que esse instrumento é capaz de produzir, recomendamos esse excelente site: http://www.didgeridoo.com.br/ Leia Mais…
Imprevisível
4 de outubro de 2007 Marcadores: ProjetoAntes de viajar para qualquer lugar é preciso fazer um roteiro, tentar saber um pouco mais sobre o destino, para ter uma idéia do que fazer e conhecer, mesmo que o roteiro mude completamente depois. Mas uma das coisas que é impossível de se prever é quem você vai conhecer.
Essas pessoas vão fazer parte da viagem, sendo impossível lembrar dela sem falar deles.
Aí começa a troca de experiências, o que realmente vai te fazer vai te mudar. Elas fazem com que você enxergue a sua vida de outra forma.
Em Puente del Inca conhecemos pessoas incríveis, que estavam viajando há vários meses, conhecendo lugares que nós queríamos conhecer.
O mais extraordinário disso tudo foi que a viagem de alguns deles tinha como roteiro São Paulo e logo nos oferecemos para hospedá-los quando chegassem. E eles vieram, nos fizeram ver uma São Paulo que nós paulistanos ouvimos falar mas não conhecemos.
Essa é a coisa mais importante desse intercâmbio, aprender a se conhecer melhor e perceber coisas que estão no seu dia-a-dia e que passam despercebidas.
André Leia Mais…
Cordilheiras dos Andes
3 de outubro de 2007 Marcadores: Projeto"Somos levados pela vida". Com essa frase, o antropólogo Roberto da Matta, autor do excelente A casa e a rua, abriu a sua coluna de hoje no Estadão.
A frase não poderia ser outra para expressar o momento pelo qual estamos passando. Queremos também ser levados pela vida, conhecer o que há além da vida caótica e mecânica que levamos em uma megalópole como São Paulo.
Lembrei-me da primeira vez que fui ao Chile, em uma fascinante viagem de 60 longas horas por terra a partir do Terminal Rodoviário do Tietê. O que se vê pela janela do ônibus é uma seqüência de sensações que nenhuma viagem aérea seria capaz de proporcionar.
Lembra aquelas aulas de geografia sem sentido que tínhamos? Está tudo lá: serras, montanhas, lagos e rios.
Mas o mais impressionante é, no terceiro dia de estrada, já em solo argentino, começar a avistar as Cordilheiras dos Andes.
A monumentalidade dessa sucessão de montanhas com topos eternamente cobertos de neve percorre a costa ocidental do nosso continente desde a Patagônia até a costa do mar das Antilhas. A imponência do seu 1.800.00 km² nos faz sentir pequenos e frágeis e é ali, quase tocando os céus, somos levados pela vida.
Edu
O Melhor Aniversário!!!
2 de outubro de 2007 Marcadores: ArgentinaReunir os amigos para uma grande festa de aniversário é um pouco complicado quando se completa mais um ano de vida em 1º de janeiro, por isso a melhor maneira de comemorá-lo é viajando. E esse era o objetivo no final do ano passado, passar o reveillon no meio das Cordilheiras dos Andes em uma cidade com 60 habitantes, Puente del Inca. Puente del Inca é um lugar muito freqüentado por turista que vão para a região de Mendoza, porém não queríamos ser mais um turista e decidimos nos hospedar por lá. Com o albergue lotado com pessoas de várias nacionalidades e com o final do ano se aproximando resolveram dar uma festa de reveillon no bar. O local era amplo e no centro havia uma plataforma redonda de ferro onde a locomotiva outrora fazia uma volta de 180°, essa foi a nossa pista de dança. Depois de comer, começamos a beber (muita cerveja) e aí a festa começou. Todo mundo dançando e bebendo esperando para fazer a clássica contagem regressiva. André