Trekking pelo deserto boliviano

23 de maio de 2009 4 Comentários

Se eu pudesse, tomaria um foguete non stop até São Paulo para contar-lhes esta história, pessoalmente.


Acabamos de voltar do umbigo da Bolívia, no mais profundo desse país incompreendido.
Fizemos a longa e perigosa travessia pelo deserto boliviano, longe dos tours confortáveis que levam turistas de todo o mundo ao salar do Uyuni.
O Dezinho foi quem melhor definiu o local:
“Ele é monocromático
(Mojinete - Bolívia)
E eu acrescento que o mais distante do país é intenso:
(Cholita)
Ele é imenso:
(Cerro Bonete Palca)
Ele tem formas únicas:
(Pucapampa)
Acabamos de fazer uma caminhada de três dias entre Mojinete e Guadalupe, a área rural da Bolívia localizada em altitudes que alcançam os 4.500 metros.
Percorremos 120 km a pé entre altas moltanhas, penhascos, vulcão, casas de seres mitológicos e cenários cinematográficos.
(Casa dos Chulpas)
Vimos o mais profundo do país. Casas construídas em plataformas aéreas que flutuavam entre montanhas; cabras que escalavam montanhas para comer, assim como aqueles incas que um dia um amigo me ensinou a pisar igual.
Pisamos forte e constante para cruzarmos alguns desafios que chegaram a colocar as nossas vidas em risco. Foi intenso e perigoso, mas estamos bem.

E levamos para casa uma das imagens mais impressionantes da nossa viagem:
(Cerro Bonete Palca ao fundo)
Eu dedico esse trecho da viagem ao Dezinho, pela insistência e paciência ao meu lado nas horas mais desesperadoras; e ao meu irmão espiritual Fred, quem me ensinou a pisar com pés de inca.

4 comentários:

Simone disse...

Meninos, nem ntenho mais muitas palavras pra descrever o quanto é bom ver a aventura de vcs... voltem logo e contem tudo, tudo, tudo... Bjos

Chris disse...

Escrevo aqui com o misto de preocupação e satisfação - preocupação por saber dos riscos dessa última aventura e satisfação por perceber que vocês ficaram enormes ao chegar no final! Se me encanto ao ver a grandiosidade das fotos e palavras que vcs aqui registram, mal posso esperar por ouvir tudo pessoalmente.
E só para terminar....eu também aprendi a pisar com pés de inca, assim agradeço a quem me ensinou e a quem ensinou quem me ensinou.
RESPIREM MENINOS, RESPIREM!!

Chris disse...

Ah...só mais uma coisinha....que horas sai o foguete non-stop até São Paulo?? Ele chega em Guarulhos? Pode deixar que eu espero vcs no aeroporto...amanhã pode ser? rsrsrsrs....

Beijos enormes e saudades maior ainda.

Anônimo disse...

Realmente monocromático é uma definição perfeita!!!
hehehehehe

bjusss

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...