Ruta 40

9 de março de 2009 2 Comentários



Pouco mais de um ano se passou desde a primeira tentativa frustrada de cruzar uma parte dos 5.000 km da lendária ruta 40, que bordea a Cordilheira dos Andes do sul ao norte da Argentina. Naquele ano, a falta de dinheiro e de tempo nos impediu de percorrer os 1.701 km de El Calafate a Bariloche, sendo 776 km de estrada de cascalho.


E agora, insistentes, nossos pés estão de volta e exigem pisar a ruta 40.
No dia da nossa saída de Bariloche em direção a Perito Moreno, onde passaríamos a primeira noite para continuar a jornada no dia seguinte, nem as poucas horas dormidas nos fizeram desgrudar da janela do ônibus e apreciar a transição da paisagem, das montanhas verdes de Bariloche à vegetação rasteira e ocre das estepes patagônicas.



A paisagem numa viagem dessa assume a forma de um mantra, repetindo-se continuamente e fazendo com que você se desconecte completamente do mundo agitado e passa a admirar e refletir a imensidão até onde sua vista pode alcançar. A amplitude do que se vê é tão grande que é como se estivéssemos navegando num mar avermelhado de vegetação, com um céu azul repleto de nuvens, que no final da tarde não resiste às cores intensas da Patagônia e se tinge de tons quentes.


As pequenas cidades, que na verdade são mais povoados com algumas casas dispersas, não são capazes de quebrar o mantra patagônico que continua incessante com seu vento forte.
E o mantra continuou no dia seguinte até nossa chegada em El Chaltén.

André Lima.
P.S.: Acessem o blog: http://sobreelesenos.blogspot.com

2 comentários:

Simone disse...

Dudu, que trabalho lindo vcs estão fazendo... A cada dia, fico mais encantada com o teu talento... e louca por novas notícias... Bjus

Anônimo disse...

Eeeee estou bem atrasada, hehe mais é que estou com tanta saudade que resolvi ler todas as postagens denovo..denovoo!!! hahahaha
Adorei.... Dezinho vc devia escrever mais....pelo oque eu li essa é a única portagem em que vc escreveu!!
o mantra, a imensidão e o mar vermelho de vegetação...Sabe essa viagem dava um livro rs...Amo muito vc !!!

Suelen

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...