Pelos fiordes chilenos

16 de março de 2009 2 Comentários

Acabamos de desembarcar de um dos trechos mais emocionantes dos nossos 45 dias de viagem.

Durante quatro dias, subimos o Chile a bordo de um navio cargueiro que saiu da distante e gelada cidade Puerto Natales e, após singrar canais e fiordes estreitos daquele país, chegamos a Puerto Montt.

1º dia


(Horas antes do embarque)

O mal tempo atrasou a saída em dez horas e tivemos que passar uma noite a mais na cidade. A idéia de viajar pelas artérias estreitas da Patagônia chilena chegou a tirar o meu sono naquelas últimas horas no sul do Chile.

No dia reagendado, fizemos um check in simples (sem as burocracias e formalidades dos cruzeiros de luxo que costumam navegar aquelas águas). Na fila, uma sequência inusitada de europeus mochileiros que fariam a mesma viagem. Nas suas costas, sacolas pesadas, panelas penduradas e botas amarradas com cordas. Por um momento, pensei estar embarcando num daqueles navios lotados de 'refugiados' do Velho Continente que vieram, no século passado, fazer a América.

Devagar, o cargueiro vai deixando o porto em direção aos canais patagônicos.



O destaque do primeiro dia é a passagem pelo Paso White, um dos mais tensos e mais emocionantes de todo o trajeto.

O gigante de 22 metros de largura conta com 80 metros para cruzar duas barreiras de rochas, a única opção para seguir viagem. A tensão ficou no ar (por parte dos passageiros e tripulantes). Esse local exige manobras especiais e atentas de quem está no comando do barco.

Quando cruazávamos a estreita passagem, o pior aconteceu...

(...continua)


2 comentários:

Simone disse...

Dudu, chega a ser mesmo emocionante acompanhar a viagem de vocês... é quase que indescritível a sensação de ver mais um e-mail - com mais notícias - na minha caixa de e-mails... eu ia escrever mais... mas, continua.... seu sem graça..r..s..
Bjus

Unknown disse...

Esse possível final é desesperador para uma mãe como eu!
Coloque mais fotos por favor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...