Reduções Jesuíticas

6 de fevereiro de 2009 2 Comentários

(ruínas da Redução Jesuítica de Jesús de Tavarangüe)

A América não foi descoberta, mas inventada.

Essa foi a saída encontrada pelos que atravessaram o oceano e encontraram por aqui terras férteis ocupadas por índios selvagens linguisticamente deficientes. Pelo menos era o que acreditavam os colonizadores europeus.

E para salvar aquelas almas sem rumo (?), governo e jesuítas decidiram buscar uma solução que pudesse resolver tais "problemas": a criação das Reduções Jesuíticas.


Esse foi o nosso destino seguinte à capital paraguaia. Depois de rodar quase 400 km com um motorista calado da Secretaria de Turismo do Paraguai, chegamos às Colônias Unidas, uma curiosa seqüência de cidades de origem alemã que servem como porta de entrada para essas belas construções históricas dos séculos 17 e 18.

Nossa maior surpresa não foi conhecer de perto o que restou do que fora um dos maiores investimentos europeus na América do Sul, mas saber que, anos depois, a invasão de estrangeiros continua por essas bandas.


Bella Vista, Obligado e Hohenau são pequenas cidades localizadas ao sul do país que tem sua pequena população formada, basicamente, por famílias ascendentes de alemães, suiços e austríacos. O presidente da Câmara de Turismo da região, Christian Vömel, foi nosso anfitrião durante os primeiros dias na região e nos mostrou que o Paraguai vai muito além da Ponte da Amizade, na sacoleira Ciudad del Este.
Eduardo Vessoni

(Influências alemãs no ul do Paraguai)

2 comentários:

Anônimo disse...

Os contrastes culturais dentro de uma mesma região é muito interessante, uma cultura englobando ou se submetendo à outra!
Os detalhes são impotante no enriquecimento dessa cultura, e é através de sua viagem, de suas postagens que vamos descobrindo esses detalhes, essas histórias, e cada vez esperando mais e mais detalhes através dos seus olhares!

Simone disse...

Dudu, estou adorando "viajar" pelo Paraguai e descobrir o que nós, brasileiros, nem sonhamos que existe... Essas belezas no Paraguai... algo impensado para mim até uma semana atrás...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...