Onde estamos?

6 de novembro de 2007 12 Comentários


Um estudo realizado pela Ipsos, empresa francesa especializada em pesquisa de opinião, divulgou que "77% dos brasileiros não acham São Paulo no mapa". Essa informação seria mais alarmante não fosse outra conclusão tirada pela empresa:"50% não conseguem achar no mapa múndi o seu próprio país".


Os resultados da pesquisa são dignos de arrepiar qualquer professor de Geografia ou História, esses profissionais que têm a dura missão de convencer-nos de que o rio Amazonas, por exemplo, tem 5.825 km com rios afluentes como Xingu, Tapajós e Jari.


Mas ainda há um consolo. A situação é pior quando o assunto é a América do Sul (para não irmos muito longe).


Nestes anos como professor de língua espanhola fui testemunha de frases memoráveis sobre a região como "lá na América Latina eles comem arroz e feijão?", "já que você vai pra Bolívia, você pode me trazer um charuto de Cuba"(???), "a Dinamarca é um país hispano-falante". Um pecado capaz de fazer qualquer jesuíta revirar no túmulo!!!


Mas logo esses alunos são perdoados.


Quando analisamos momentos históricos entre o Brasil e a América Hispânica, concluimos que esse não é um problema atual. Desde a chegada dos primeiros europeus em terras americanas, o nosso país esteve (e parece estar ainda) de costas para os vizinhos, uma vez que as afinidades e os interesses comuns estiveram marcados por uma tradição cujo centro era a Europa, e posteriormente os Estados Unidos.


Brasileiros conhecem muito mais sobre capitais européias e norte-americanas do que os fatos que acontecem logo ali depois do Rio Grande do Sul. Para eles, a América Latina fica muito mais distante do que os parques temáticos do complexo Disney.


Nosso projeto, em nenhum momento, pretende desenvolver teorias sobre a América Latina e os seus problemas políticos e sociais, reservamos esse papel a pessoas muito mais competentes para tal. "Sobre eles e sobre nós mesmos" é a necessidade, e o desejo, de transformar em letras e imagens as nossas (re)descobertas neste continente.


Para nós, não nos importa que o nosso público/testemunha seja capaz de apontar corretamente a Bolívia no mapa múndi, mas sim que ele se permita ir além do que já foi dito, ou imaginado, sobre a América do Sul.
Edu
"O Brasil é e, ao mesmo tempo, não é a América Latina" (M.Lígia Coelho Prado)





12 comentários:

Simone do Prado disse...

O sentimento que tenho,agora que estou convivendo com pessoas de vários países latino-americanos (o bizarro e sintomático é que essa convivência tem sido feita em continente europeu), é que nós brasileiros estamos à parte em todos os sentidos. Conhecemos muito mal a história e a cultura de nossos países vizinhos. Enquanto que eles, ao contrário, conhecem muito mais sobre nossa cultura e história. É como se houvesse 2 continentes distintos: o latino-americano e o brasileiro.
É mais do que hora de diminuirmos essa(s) distância(s), ndada geográfica, e nos inserirmos de corpo e alma na riqueza que é a América Latina.

Nós disse...

Si,
não importa onde seja feito o contato. Apenas devemos fazê-lo.
Valeu!!!

Sam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sam disse...

Oi André e Edu!!
Seu texto vem, pelo menos pra mim, em um oportuno momento, quando leio "A jangada de pedra", em que José Saramago chama a atenção dos portugueses e espanhóis para que notem mais a proximidade que têm com África e América às relações com a Europa.
A América Latina inclui o Brasil, pena que poucos percebem.
Abraço

Simone disse...

Eduardito, isso tudo tem um nome: inversão de valores. Num país em que jogador de futebol (que, cá entre nós, não sabe nem o alfabeto inteiro) ganha uma fortuna, enquanto professores fazem malabarismo pra sobreviver, o resultado só poderia ser esse... A educação é a base de tudo. De um país que não investe em educação, que fecha escola e abre presídios, só podemos esperar isso mesmo. Mas, um dia, isso vai mudar... será???

La Bruja disse...

Esse comentário todo doeria mais se não fossem as horas e horas de conversa a respeito do assunto que já tivemos em infinitas salas de professores. Entristece. Entristece a identidade perdida, ou talvez nunca assumida. Entristece a falta de interesse e de conhecimento a respeito da própria história, que faz tantos brasileiros acreditarem ignorantemente que não têm nada a ver com os hispânicos... Vamos ressaltar que se não fosse pelo Fantástico de duas semanas atrás, as pessoas continuariam sem saber qual a importância de Napoleão na história do Brasil... A lista vai longe se analisamos nosso desconhecimento a respeito de nossos papéis e lugar no mundo. Às vezes é saudável lembrar que para fazer parte de algo maior, basta saber; consumir é absolutamente desnecessário.
Amor, Vera.

Anônimo disse...

Nós conservamos ainda uma postura aristocrática herdada do império, como se nosso reino fosse na Europa e que a qualquer momento voltaremos a ele (como Carlota Joaquina).
É como se olhássemos para nós e nos víssemos como outro povo, como se não pertencêssemos a esse continente. Falamos sempre “o povo brasileiro” , como se não fossemos esse povo, falamos dos latinos americanos como se fossemos anglo saxônicos ou latinos europeus.
Estamos nos descobrindo como brasileiros, como sul-americanos. É um caminho lento que projetos como esse certamente nos ajudará com a proposta de olhar não só para nossos vizinhos, mas para nós mesmos.

Bjs
Edson Lima

Anônimo disse...

Veruska e Edson,
os comentários de vocês são tão lindos e verdadeiros, ao mesmo tempo, que cada vez mais me convenço que ainda temos muito trabalho pela frente. E para isso precisamos saber mais "sobre eles e sobre nós mesmos"
Beijos para vocês.
Valeu o carinho e a atenção de sempre.

Dré Tostes disse...

holla o/

poxa.. eu sou apaixonado pela América Latina como um todo. hj estava na comunidade do orkut, dando uma garimpado nos tópicos, eis que vi seu blog. dando outra garimpada pelo teu blog (que achei super bacana), resolvi fazer um tb.
Fiquei com tremenda vontade de add o seu blog nos links do meu blog.
(comecei ele hj, está bem vazio e tal)
http://todososriscos.blogspot.com/
taí o link dele..

não sei se é certo pedir pra add o seu link nos meus favoritos, mas como tem pessoas que gostam de privacidade , prefiro perguntar antes.. =]

Troca de informações são sempre bem vindas.. portanto fique a vontade a comentar no meu blog.

abraço e até o/

Anônimo disse...

Seja bem-vindo a América Latina, hermano
Abraços,
Edu

Anônimo disse...

Realmente.... não sei se é oque realmente rola, mas acho que as pessoas acreditam que exista falta de estrutura e facilidade turística pra conhecer a América Latina. Já ouvi dos horreres pra se chegar a Machu Pichu, por exemplo. Falta de informação é uma merda, e eu me incluo um pouco nessa. Mas assim que tiver um pouco de $$ e tempo tiro a prova. Estamos pensando seriamente em visitar los hermanos brevemente.

Yasmim disse...

Estou perdidamente decepcionada comigo agora,
correto, você não mentiu,
mais tipo, eu tenho 15 anos, e a sociedade já está me moldando,
o famoso capitalista meus caros,
faz com que nós conheçamos a eles e não a nós,
porém, valeu pela dica.
A gente só não pode persistir no erro,
é isso aí.
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...