Rituais

17 de novembro de 2007 6 Comentários

"Vá até onde puder ver; quando lá chegar poderá ver ainda mais longe."
Goethe


Rituais são aquelas cerimônias que nos levam longe, ao mais ancestral da alma. Reunem pessoas, trazem à tona perturbações, elaboram-nas e indicam caminhos.
Participei de alguns nos últimos anos: católicos, africanos, budistas, espíritas, incas e indígenas. Encontrei-me em todos eles e deles saí renovado.

6 comentários:

Simone disse...

Eduardito, vc sabe que eu sou meio intrometida e sempre acabo comentando tudo, mas isso pq teus temas são muito interessantes. Como vc sabe não tenho nenhuma religião definida, como costumo dizer, sou ecumênica... na verdade, eu acredito que todas as religiões têm um sentido, que é nos aproximar de Deus. E nos aproximando Dele, voltamos sempre renovados. Renovados pra tocar a vida em frente e cumprir com a nossa missão por aqui...

Chris disse...

Rituais são sempre perturbadores...é o momento maior de entrega, de fé, de renovação. Faz bem para a alma e para o corpo, alivia, acalenta, conforta...é a catarse da dor, da angústia, do medo. É aventurar-se dentro de si na crença de uma força maior.
Esses dias não estive bem...uma angústia enorme resolveu me atormentar...e apesar da racionalidade que nos cerca, é sempre a uma espiritualidade que me apego. Seja um ritual coletivo ou individual, não há melhor caminho para se encontrar...

Anônimo disse...

Chris,
Os rituais são, sim, perturbadores, porém necessários nas pausas que precisamos durante o excesso de racionalidade.
E esse projeto é a minha pausa...
Beijos,
Edu

Anônimo disse...

Tudo o que se refere a ritual me deixa absolutamente fascinado!
Todos os rituais que eu pude participar, eu participei, e foram todos necessários; alguns para me perder, outros pra me encontrar, e hoje me sinto forte pra enfrentar qualquer desafio que possa vir, seja ele em qualquer escala.
Os rituais nos “religam” ao divino, mesmo que façamos isso todos os dias, os rituais são os momentos da alma e só dela, o encontro do “eu” com o “eu” a destruição do ego, para que possamos ser livres até de nós mesmos e do que aprisiona a alma.

Edu, sempre com temas bons!

bjs

Anônimo disse...

E vc sempre com comentários viscerais. Valeu!!!
Abração

Anônimo disse...

É importante estar aberto para este tema, pois há outras formas de se ver a religião, de entender a presença divina, e nesta sua caminhada você poderá desfrutar destas variedades e nos descrevê-la sem qualquer pudor ou preconceito, vendo como realmente ela é!
O ritual de cada povo é único, aquele deixado por seus ancestrais, e mesmo as religiões que "conhecemos", impostas pelos colonizadores e outros devem ter sofridos alterações ao longo de sua existência, interessante para ver o que a influência dos habitantes de cada região causou nestas religiões que são conhecidas por nós.
Eita... rs...
abusei... rs..
muitas saudades!
desculpa pela ausência...
bjus

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...