San Pedro de Casta - De novo e sempre

30 de setembro de 2007 4 Comentários

Lugares como San Pedro de Casta, no Peru, são muito particulares. Não figuram em guias de viagem, não fazem parte de roteiros turísticos e quase ninguém nunca ouviu falar.

Esse vídeo que coloco hoje, e que gostaria de dividir com os leitores/testemunhas dessa nossa empreitada, foi feito por um grande amigo, Fred, durante a nossa viagem/descoberta por alguns países andinos do sul da América em 2005 e 2006. No roteiro, que durou exatos 25 longos e emocionantes dias, fomos presenteados pela Pacha Mama.

Chegamos em Casta no dia 05 de janeiro de 2006 durante uma festa protocolar chamada "Cambio de las Autoridades de Vara", uma hierarquia pré-hispânica que perdura até hoje. A festa dura 7 dias e, entre tantas "atrações", tem como função agradecer toda a colheita do ano anterior à deusa da Natureza, a Pacha Mama. O mais lindo de tudo isso, além da simplicidade e da profundidade da festa, é que o Fred e eu éramos os únicos estrangeiros presentes.

Sem dúvida, esse cidade está presente no roteiro do projeto "Sobre eles e nós mesmos".



4 comentários:

Simone disse...

Eduardito, não vou ser repetitiva e falar de imagens. Vi o vídeo e, apesar de estar "meio" escuro, adorei. E adorei por um motivo bastante simples: o contato com vc, só acrescenta na minha vida. E tenho certeza, na vida de todos os teus amigos. Há quase 3 anos, mudei tudo na minha vida e afastei de mim quem não me acrescentava nada. Pessoas que achei que fossem amigos... velhos e novos "amigos" passaram por uma criteriosa seleção, feita por mim, e decidi que só quero perto de mim quem tem algo a me ensinar e que possa compartilhar comigo os bons e, sobretudo, os maus momentos. O restante, ficou pra história. Selecionei muito pouca gente. E, claro, vc está entre essas pessoas. Com vc, Eduardito, eu aprendo, não somente o espanhol, mas a apreciar algumas coisas que, talvez, eu nunca conhecesse se não fosse por meio de vc. E esse teu blog despertou em mim o desejo de conhecer a América Latina. Não o roteiro comercial, mas esse roteiro cultural e histórico que me está sendo apresentado por vc. Como te disse, ver tuas fotos (e as do André) são uma injeção de cultura diária. Viciei em entrar aqui para ver as fotos, os vídeos e é muito bom... Parabéns, meu. Tua aventura vai dar certo e, logo, vc terá muitas novas histórias para postar aqui.

Anônimo disse...

Si,
ao longo da vida a gente vai vendo quem vai ficando e quem vai, naturalmente, se eliminando. E nós nos permitimos ficar, para sempre. Vc tb é muito especial pra mim. Afinal das contas, vc me viu terminando a faculdade de Jornalismo, e agora continua firme presente no mestrado e no projeto.
Pra sempre!!!

Anônimo disse...

Om Namastê, meu irmãozinho,
Quando a magia e a sincronicidade se unem a vida acontece e um novo sentido toma o lugar do velho Rei. Neste momento, surge o Filho, com um novo Dharma e uma nova missão. Esse lugar, creio, tocou seu coração e matou o antigo Rei, trazendo o novo sentido.
Traga pra gente novas imagens e o nome do ritual, belê?
abçs

Anônimo disse...

Valeu, Fredão.
Certamente, alguns lugares serão dedicados a vc, e Casta é um deles.
Voltarei lá para buscar o seu cajado.
Abraços,
Edu

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...