A Proposta

21 de setembro de 2007 8 Comentários

(Puente del Inca, Argentina)

Este projeto surge do nosso interesse em aproximar culturalmente países sul-americanos e o Brasil através do registro de diferentes organizações sociais, costumes, manifestações culturais e a relação dessa gente com o meio ambiente presentes nos países vizinhos, pois essa região ainda é, ao mesmo tempo, tão próxima e tão distante do Brasil.
A História nos mostra que o nosso país esteve, e ainda parece estar, “de costas” para seus vizinhos latinos, uma vez que as afinidades e os interesses comuns estiveram orientados à Europa e aos Estados Unidos. Conseqüentemente, o imaginário que se tem dessa região vem carregado de representações sociais dominantes que acabam nos afastando dos vizinhos sul-americanos.
Queremos apresentar e discutir com vocês outras imagens sobre eles e sobre nós mesmos. Queremos poder contar que ainda existem sociedades que a 5000 metros de altitude sobrevivem de forma harmoniosa sem os traumas da vida moderna em cidades como San Pedro de Casta, no Peru; que na Argentina, em um povoado de 60 habitantes chamado Puente del Inca, é possível encontrar harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.
Nosso projeto apresenta um novo olhar sobre a América do Sul. Queremos poder contar que essa parte sul do planeta não é apenas o lugar do carnaval e da violência, que aqui não há apenas belas praias e estações de esqui destinadas a poucos, que aqui não somos apenas um povo exótico de hábitos indígenas.

8 comentários:

Nós disse...

" Vale a pena morrer por uma coisa sem a qual não vale a pena viver" (Eduardo Galeano)

Anônimo disse...

¿¿¿Qué horas son mi corazón???

Zorba disse...

cinco de la mañana...

mto legal o projeto...continua assim du!!!

c precisar de outro fotógrafo ;)

abrazz!!!

Anônimo disse...

Já escutei o som do Jorge Drexler ao fundo.....

Chris disse...

Em uma terra distante, fui descobrir que pertencia a um lugar muito maior do que o Brasil. Todos nós - brasileiros, colombianos, argentinos e uruguaios - nos reconhecemos irmãos, hermanos, numa cumplicidade única, somente percebida com o devido distanciamento espacial daquilo que chamamos terra natal. Aos poucos, íamos nos reconhecendo cada vez mais... E lá, onde todos eram estranhos, tinhamos apenas uma única certeza: éramos todos LATINOS!!!!

Anônimo disse...

"O raro é que o Segredo não tenha se perdido, há muito; a despeito das vicissitudes do orbe, a despeito das guerras e dos exôdos, alcança, vivamente, a todos os fiéis. Alguèm não vacilou em afirmar que já é instintivo"
A seita da Fênix- Jorge Luis Borges.

Para um projeto como esse, é necessário, talento, coragem e um desprendimento para se prender a ele. Vocês têm essa coragem, esse talento e o desprendrimento. Esse projeto não só e bom, como é necessário para o reconhecimento e o conhecimento de nossa própria identidade Latino Americana.

Edson Lima

Anônimo disse...

Valeu Edson!!!
Essa conquista e essa superação não será apenas nossa, certamente. Vc tb faz parte do projeto.
Abraços

Anônimo disse...

Chris,
às vezes precisamos ir um pouco mais longe para encontrarmos o que há dentro de nós mesmos ou para conhecer quem está ao lado.
O mais importante é darmos o primeiro passo.
Valeu, linda!!!
Edu

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...