Expedição pelo Jalapão - 2º dia

19 de junho de 2010 Comente

O grupo acorda mais acostumado a aquela experiência de cruzar o isolado cerrado do centro do Brasil, estimulado por um café da manhã pouco provável para aquelas condições em que nos encontramos.


O cozinheiro Nelson dá outro show de dedicação e conhecimentos culinários, logo cedo.

Às nove, o grupo se reúne a beira do rio Novo para a primeira experiência radical da expedição: descer algumas corredeiras a bordo de um caiaque.



Essas atividades são sempre inspiradoras (sobretudo para jornalistas movidos a experiẽncias mais fortes, mas devo confessar que as viagens de tons mais aventureiros sempre me afligem).

Fiz de tudo para evitar o passeio: pus a culpa na câmera, inventei que a mochila não era impermeável e que eu não poderia remar e fotografar, ao mesmo tempo.

Inútil.

'Bora lá entrar na água, moço', me estimulou o guia em um tom quase anestesiante.

Os mais desajeitados saem brigando com os remos. Mas o rio é paciente e espera que cada um aprenda, sem pressa, a dominar seus caiaques, pelo menos até que a primeira corredeira surja, lá na frente, para lhe tirar o humor (no caso, o meu).



A Natureza cobra, mas também retribui.



E para compensar a adrenalina (deliciosa) de correr o risco de cair sobre uma das águas mais limpas do planeta, fomos convidados, à tarde, a subir as Dunas do Jalapão, um daqueles cenários inóspitos em que o 'mar virou sertão'.

E do alto dos (discretos) 25 metros de suas montanhas arenosas, o viajante é recompensado por uma das mais impressionantes (e inspiradoras) imagens do Parque Estadual do Jalapão.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...