Expedição pelo Jalapão - 1º dia

17 de junho de 2010 Comente

São 9h12 da manhã e o termômetro do centro de Palmas, capital do Tocantis, já grita 33º.

Estou em uma curiosa caminhonete adaptada, daquelas que cortam savanas africanas, rumo a uma das regiões mais afastadas do Brasil: o Jalapão.




A região é considerada o 'deserto brasileiro', não por abrigar montanhas gigantes de areia nem camelos, mas por apresentar uma das menores densidades demográficas do país: 0,8 habitantes por km. Basta parar em Ponte Alta, a última cidade com estrutura para viajantes que cruzam o Jalapão, para descobrir que o título não é exagerado.

(Centro de Ponte Alta)

No primeiro dia, rodamos 324 km, em um sacolejo sem fim até às margens do rio Novo, onde se encontra o nosso acampamento.

O roteiro inclui visitas ao cânion da Sussuapara, paisagens do cerrado e estrada, muita estrada até as instalações fixas da Korubo, empresa responsável por uma das mais clássicas expedições pela região.

(interior gelado e misterioso do cânion da Sussuapara)

O guia Mauro divide o grupo entre homens e mulheres e sai pelo terreno selvagem apresentando as instalações simples do acampamento.

Alguns demoram para entender o conceito de 'aventura selvagem com conforto'.

Olhares desconfiados e perguntas ingênuas denunciam os que se assustam com a tenda africana e os banheiros coletivos equipados com banheiro químico, no meio do mato.



Mas basta a primeira jarra bem cheia de caipirinha forte, servida no restaurante de palha, para os ânimos baixarem e os corpos (e almas) se acostumarem com o novo estilo de vida que nos seguirá nos próximos quatro dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...