Assim disse a Ana...

1 de agosto de 2009 2 Comentários

O trabalho dos sonhos, segundo a maioria, é aquele que proporciona o constante deslocamento para lugares desconhecidos, paradisíacos, diferentes e sem nenhum sinal de rotina. Assim como férias permanentes.
Essa deve ter sido a impressão de todos ante o anúncio da grande viagem latino americana protagonizada pelos queridos Dé e Du.

Impressão reforçada pela atualização constante deste blog e pelos textos instigantes.
Todavia, parte dessa sensação de deslumbramento ficou para trás após o meu desembarque em Quito, no Equador. Aqui, descobri que não é nada fácil o caminho a ser percorrido antes de qualquer publicação ou atualização das notícias.
(Foto tirada por mim depois da subida até o refúgio do vulcão Cotopaxi. O Edu está parecendo 'doente de desenho animado', com gorrinho e tudo)
Ao acompanhar os meninos, percebi que a vida na estrada exige muito: o convívio diário com a saudade, a falta de conforto, a dificuldade para conseguir comida de qualidade, o contar moedas, a cama dura e barulhenta de alguns hotéis, a falta de estrutura para trabalhar, o desgaste físico, o calar-se ante certos hábitos locais (para nós inadmissíveis), a vigília permanente dos pertences, a natureza implacável, as diferenças climáticas, o chacoalhar dos ônibus velhos latinos, o apunar, o regaton, dentre diversas outras coisas difíceis de serem listadas. Tudo isso faz parte da vida de quem decide tomar um rumo diferente do convencional e se aventurar no mundo para exercer a verdadeira vocação.
(Subida ao vulcão Cotopaxi, no Equador)
Todos esses inconvenientes, apesar de física e psicologicamente abaláveis, são recompensados pela realização pessoal e deveras profissional (ainda que o caminho a ser trilhado esteja apenas na metade). Mais do que perdas, há ganhos:
o abacaxi doce equatoriano, o canelaço de Quito, as paisagens únicas dos Andes, a liberdade, a falta de rotina, os sabores, os cheiros, a grande novidade sempre presente no cotidiano...
Essas foram as minha impressões nestes poucos dias em Quito e Otavalo, apenas um pedacinho de todas as emoções e imagens vivenciadas por essas duas pessoinhas extraordinárias!!!
Ana Paula

2 comentários:

Unknown disse...

Du sem os gorros não é o Du hahahaha

Simone disse...

Sensacional a descrição... para quem pensa que vcs estão de férias, é um texto sobre a realidade de vcs nos últimos seis meses. Nem todo mundo é capaz de se livrar do conforto material, do emprego fixo, da segurança de casa em busca de um objetivo (eu, pelo menos, não sou). Somente ter aberto mão de tudo isso, já faz deste dois verdadeiros vencedores.. e como vc me disse Dudu, perdedor é quem não tenta... e vcs são mais do que vencedores, vcs são exemplos maravilhosos de que quando queremos mudar, a primeira coisa necessária é ter coragem... e isso, vcs têm de sobra... Antes, eu dizia: Dudu, eu tenho maior orgulho de vc... Agora, eu aumentei: Edu a André, eu tenho muuuuuuuito orgulho de vcs...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...