San Pedro de Casta - De novo e sempre

30 de setembro de 2007

Lugares como San Pedro de Casta, no Peru, são muito particulares. Não figuram em guias de viagem, não fazem parte de roteiros turísticos e quase ninguém nunca ouviu falar.

Esse vídeo que coloco hoje, e que gostaria de dividir com os leitores/testemunhas dessa nossa empreitada, foi feito por um grande amigo, Fred, durante a nossa viagem/descoberta por alguns países andinos do sul da América em 2005 e 2006. No roteiro, que durou exatos 25 longos e emocionantes dias, fomos presenteados pela Pacha Mama.

Chegamos em Casta no dia 05 de janeiro de 2006 durante uma festa protocolar chamada "Cambio de las Autoridades de Vara", uma hierarquia pré-hispânica que perdura até hoje. A festa dura 7 dias e, entre tantas "atrações", tem como função agradecer toda a colheita do ano anterior à deusa da Natureza, a Pacha Mama. O mais lindo de tudo isso, além da simplicidade e da profundidade da festa, é que o Fred e eu éramos os únicos estrangeiros presentes.

Sem dúvida, esse cidade está presente no roteiro do projeto "Sobre eles e nós mesmos".



Leia Mais…

Tradução

(Laguna de Horcones - Parque Nacional Aconcágua)

Hoje, Dia Internacional do Tradutor, me lembrei das aulas que tinha na faculdade onde uma professora sempre dizia que "é preciso saber de tudo um pouco" para ser um bom tradutor. E esse projeto é a minha forma de descobrir um pouco sobre outras culturas, outras pessoas e sobre mim de uma forma que livro nenhum conseguiria, vivenciando outras sensações. Transcender o nível da palavra, aprender a traduzir os sentimentos, as sensações, as frustrações e dialogar com o "desconhecido".
Quero não só experimentar tudo isso, mas também tentar "traduzir" a minha experiência para que outras pessoas tenham uma pequena amostra de toda a nossa jornada. E para que os mais sedentos de sensações queiram conferir com todos os seus sentidos uma parte desse mundo de informações chamado América do Sul.

André

Leia Mais…

A estrada - Patagônia

29 de setembro de 2007


Para muitos ela é uma rota monótona de acesso ao destino. Poucos conseguem ver o que há além. Mas é nela onde se nasce e renasce; ela não é o fim, é o meio...
Tenho sonhado diariamente com ela, aos poucos, um sonho novo. Certamente ela será o melhor lugar para conhecermos e nos conhecermos. A estrada...
Ontem o Dé começou a antecipar a nossa volta pela Patagônia e por isso aproveito para lembrá-los que ela e suas rotas estão muito bem representadas em um filme argentino chamado Historias Mínimas. Essas histórias mínimas são histórias de pessoas máximas que têm como companheira a solidão da estrada patagônica. E é ali que quero me encontrar.

Leia Mais…

Patagônia

28 de setembro de 2007

Muita gente não sabe que a Patagônia, que ultimamente tem aparecido na mídia por conta do aquecimento global, não se restringe às Geleiras. Ela é dividida em duas, a Patagônia Atlântica (ou Interpatagônia) e a Andina.

A Patagônia é rica em fauna marinha com seus lobos e leões marinhos, pingüins e baleias francas austrais, principalmente na Península Valdés, próximo a Puerto Madryn, uma de nossas paradas. Além disso há também ótimos lugares para prática de mergulho, como Las Grutas em Río negro, e bosques com araucárias petrificadas, que fica perto de Puerto Deseado.
E isso tudo só para começar... será que com tanta coisa para fazer a gente consegue chegar na Terra do Fogo?
André

Leia Mais…

Buenos Aires

26 de setembro de 2007

(Plaza de Mayo - Buenos Aires)


Coube a mim a difícil tarefa de escrever sobre Buenos Aires.
Seria inútil e cansativo para o leitor enumerar pontos turísticos portenhos. Essa cidade que, embora tenha me recebido tantas vezes, ainda brinca de esconder de mim lugares especiais; a cada despedida trago comigo novas experiências, sensações desconhecidas e outras imagens.
Depois de Colônia, no Uruguai, navegaremos o Rio da Prata rumo à capital argentina, onde esperamos curiosos o desdobramento de novas histórias, assim como o faz tão bem o cinema daquele país.
Buenos Aires consegue ser, ao mesmo tempo, sensível como Elsa e Fred e violenta como Plata Quemada; ora se comporta como os malandros de Nove Rainhas ora como o ingênuo Valentin; às vezes é tão próxima as suas raízes como O Filho da Noiva, mas às vezes é rebelde e distante como O abraço partido.
Ainda assim, se você fizer questão de mais informações sobre Buenos Aires, o primeiro caminho é acessar: http://www.buenosaires.gov.ar/

Edu

Leia Mais…

Colônia do Sacramento

Colonia del Sacramento Colônia do Sacramento (Uruguai), declarada "Patrimônio Cultural da Humanidade" pela UNESCO, é uma de nossas paradas antes de atravessarmos o Rio da Prata em direção à Buenos Aires.
Colônia destaca-se por ser a mais antiga cidade uruguaia. Sua arquitetura conserva as origens lusitanas, já que foi fundada por portugueses, bem como as ruas estreitas de pedra e as casas decoradas com azulejos de Portugal.

Leia Mais…

Cabo Polônio - O que é isso?

24 de setembro de 2007


Cabo Polônio, a 300 Km de Montevidéu, é um daqueles lugares que, quando contamos que esse é o nosso destino das próximas férias, as pessoas franzem a testa e imediatamente soltam um sonoro: “Onde fica isso?” e mais tarde completam a indignação com um frustrado “Ah tá...”
Claro... são poucos os que trocariam seu descanso de fim de ano numa praia badalada de alguma capital nordestina por um estreito de areia rodeado de dunas cercadas pelo Atlântico.
E então por que decidimos trocar o porto seguro do verão brasileiro por um inóspito vilarejo habitado por 40 famílias e 300 mil lobos marinhos?
Porque queremos ir além...

Leia Mais…

Prévia

Em 20 de dezembro deste ano estaremos "preparando nossas mochilas" para uma pequena prévia do nosso projeto com uma viagem pelo Uruguai, onde o nosso principal destino é Cabo Polônio, que possui a maior concentração de lobos marinhos. E de lá partimos para a Argentina em direção à Patagônia Atlântica, parando em Puerto Pirámides descendo até o Ushuaia, no Parque Nacional Terra do Fogo onde pretendemos acampar.
Em breve mais novidades dessa nossa viagem!

View Larger Map
Colabore com a nossa viagem deixando dicas de lugares na seção comentários!

Leia Mais…

San Pedro de Casta - Peru

23 de setembro de 2007

San Pedro de Casta - Peru Todo mundo tem um lugar onde se encontra em equilíbrio total. Todas as energias são renovadas, o bem conversa com o mal, a alma encontra o corpo, os quatro elementos dialogam... E um dia cada um nós encontramos esse ponto.
O meu se chama San Pedro de Casta, essa cidade peruana que, em um determinado período do ano, mora dentro das nuvens e fica mais perto do céu.

San Pedro de Casta se encontra a 3.350 msnm e se caracteriza pelas ruas de pedra e bonitas varandas de suas velhas casas. Uma enorme igreja se encontra em sua desnivelada praça e é, a partir dali, que se inicia o caminho para Marcahuasi.

Leia Mais…

Regras

22 de setembro de 2007

Para entender mais "sobre eles e sobre nós mesmos" decidimos organizar este projeto que consiste na integração sócio-cultural entre o Brasil e os países de língua hispânica da América do sul que resultará em um livro com os registros feitos durante o trajeto com textos sobre as nossas impressões e fotos dos lugares por onde passarmos, além de uma exposição dessas fotos nas capitais do Brasil.

O INTERCÂMBIO:
Esse se dará através da viagem de um ano que faremos para percorrer a América do Sul e para que essa não seja apenas uma mera viagem estabelecemos algumas regras:

  1. A hospedagem, durante o trajeto, se dará em casas de locais;

  2. O transporte será, em sua maior parte, por via terrestre;

  3. A atualização diária deste blog, que será mantido como um diário de bordo.
Posteriormente outras regras podem ser incluídas.
O projeto "Sobre eles e sobre nós mesmos - O Brasil também fica na América do Sul" foi encaminhado ao MINC em 18/09/2007 e agora é esperar pela aprovação para corrermos atrás de patrocínio!

Leia Mais…

A Proposta

21 de setembro de 2007

(Puente del Inca, Argentina)

Este projeto surge do nosso interesse em aproximar culturalmente países sul-americanos e o Brasil através do registro de diferentes organizações sociais, costumes, manifestações culturais e a relação dessa gente com o meio ambiente presentes nos países vizinhos, pois essa região ainda é, ao mesmo tempo, tão próxima e tão distante do Brasil.
A História nos mostra que o nosso país esteve, e ainda parece estar, “de costas” para seus vizinhos latinos, uma vez que as afinidades e os interesses comuns estiveram orientados à Europa e aos Estados Unidos. Conseqüentemente, o imaginário que se tem dessa região vem carregado de representações sociais dominantes que acabam nos afastando dos vizinhos sul-americanos.
Queremos apresentar e discutir com vocês outras imagens sobre eles e sobre nós mesmos. Queremos poder contar que ainda existem sociedades que a 5000 metros de altitude sobrevivem de forma harmoniosa sem os traumas da vida moderna em cidades como San Pedro de Casta, no Peru; que na Argentina, em um povoado de 60 habitantes chamado Puente del Inca, é possível encontrar harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.
Nosso projeto apresenta um novo olhar sobre a América do Sul. Queremos poder contar que essa parte sul do planeta não é apenas o lugar do carnaval e da violência, que aqui não há apenas belas praias e estações de esqui destinadas a poucos, que aqui não somos apenas um povo exótico de hábitos indígenas.

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...