Porto Alegre alegre

2 de maio de 2008


O Porto não seria Alegre se não fosse Mário, e esse deixaria de ser Quintana sem Porto Alegre.
Na beira do Guaíba, ganham-se minutos extras de vida e de inspiração contemplando o pôr-do-sol.


AH! OS RELÓGIOS


Amigos, não consultem os relógios


quando um dia eu me for de vossas vidas


em seus fúteis problemas tão perdidas


que até parecem mais uns necrológios...





Porque o tempo é uma invenção da morte:


não o conhece a vida - a verdadeira -


em que basta um momento de poesia


para nos dar a eternidade inteira.





Inteira, sim, porque essa vida eterna


somente por si mesma é dividida:


não cabe, a cada qual, uma porção.





E os Anjos entreolham-se espantados


quando alguém - ao voltar a si da vida -acaso lhes indaga que horas são...


(Mário Quintana)

Leia Mais…

Maior cânion da América Latina

(cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul - RS)
Se Deus é brasileiro, ninguém conseguiu provar ainda. Mas eu posso assegurar que Ele deu uma caprichada quando resolveu "rasgar" algumas montanhas da região sul do nosso país. Prova disso são os paredões de até 900 metros que se encontram no Parque Nacional Aparados da Serra, área preservada entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa região é conhecida pelos diversos cânions que se formaram ali ao longo dos últimos 130 milhões de anos. O maior e mais famoso deles recebe o nome de Itaimbezinho, "pedra afiada" na língua tupi-guarani. O nome não poderia ser outro: grandiosas rochas parecem ter sido afiadas pela mão do homem, ou de Deus (quem sabe!!!)


Pare se chegar a essa grandiosidade natural, percorrem-se 6 km pela Trilha do Cotovelo, um caminho fácil de terra que dá acesso ao mirante de onde o visitante tem 70% da visão do cânion. O início da caminhada fica logo na entrada do parque e pode ser feita em três horas (entre ida e volta).

(A beleza das araucárias ao longo de todo o percurso amenizam o frio e a umidade típicos da região)


Na boca do cânion, avista-se a cachoeira "Véu da Noiva", uma queda d´água de 720 metros que jorra suas águas no vale dos rios que cortam os paredões do Parque Nacional. E é ali que se tem a verdadeira dimensão do que significa estar sobre um cânion, pelo menos até onde está permitido chegar. Dali do alto, vê-se a insistência da natureza em seguir caminho. Assim como o "Poeminho do Contra", do gaúcho Mario Quintana, "Todos estes que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho!"


O Parque Nacional Aparados da Serra fica em Cambará do Sul, a 202 km de Porto Alegre, e a 40 km de Praia Grande, já no estado de Santa Catarina. Está aberto de 4ª a domingo e cobra R$6,00 de entrada, além de R$5,00 pelo estacionamento.
fotos e texto: Eduardo Vessoni

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...