O choro do Glacial

4 de fevereiro de 2008 1 Comentário


"Toda música tem uma história, toda nota tem um segredo"
("Fuga" - filme de Pablo Larrain)

Nossa viagem pela Patagônia não foi marcada apenas pelas cores e formas da região. Os sons também tiveram a sua participação. O sopro do vento, o canto das águas e o grito dos animais foram a nossa trilha sonora que encheu de música a viagem solitária pela longa e silenciosa Ruta 3.
Mas a música mais triste veio do gelo, um som entoado por um velho senhor experiente chamado Perito Moreno, próximo à cidade de El Calafate. Esse glaciar estende-se por uma superfície de 250 km² e é considerado a terceira maior área de gelo do planeta (perdendo apenas para a Antártica e o Pólo Norte).
No entanto, pouco a pouco essa área vai perdendo sua magnitude. A cada ano, esse senhor, que acumula milhões de anos de informações, vai perdendo parte de sua história. As partes mais azuis são resultados do acúmulo de neve pressionada durante um longo período de trabalho, e que agora se desprende pouco a pouco. São os efeitos sentidos pela intervenção descontrolada do homem.
E então ele chora... Chora triste. E quem está ali, atônito, fica em silêncio e ouve o lamento ecoando em toda a região.
Nessa foto, conseguimos registrar parte desse momento. Ali, ele se entrega, cansado, e deixa-se perder uma parte. E por isso chora. Chora alto e dolorido.
Embora o Perito Moreno tenha desprendimentos constantes, às vezes a perda é maior como a que se vê nesse vídeo de 2006.
E é nesse momento que ele, triste, perde parte da sua história e do seu segredo.
Edu


1 comentários:

Bruno Dantas disse...

Simplesmente ADOREI o Projeto e o blog!
Sempre fui um apaixonado pela nossa América Latina e cada vez mais esse amor cresce. Cada vez que encontro pessoas que têm os mesmos pensamentos que eu quanto ao nosso continente, me alegro!
Aprendendo sempre estou. E como já foi dito em um comentário: Esse blog é uma aula de cultura!

Não posso negar que o "Choro do Glaciar" deve ser majestoso de se ver... porém muito triste também. Muito me entristece ver as pessoas comemorarem um desastre ambiental!
Não sou hipócrita ao dizer que não ia me encantar ao ver essa cena ao vivo, mas ao mesmo tempo a história do nosso continente vai "por água abaixo".

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...